Qual a diferença entre franquia e licenciamento

  • 2 de junho de 2016

Qual a diferença entre franquia e licenciamento

2 de junho de 2016   por Priscila Daniel

Franquia e licenciamento? Qual escolher?

Muitos empreendedores optam por investir em abrir o negócio de uma marca já testada, que já é conhecida no mercado e oferece mais segurança a um investidor do que começar um negócio do zero. Porém, há diferentes modelos para atuar com essa lógica. Franquia ou licenciamento de loja: qual a diferença entre os dois modelos?

Apesar de ambos permitirem a utilização do nome de uma grande marca, há muitas diferenças no formato do negócio, taxas contratuais e autonomia do empreendedor.

 

 

Características da franquia

Os dois modelos recebem treinamentos de sua matriz e devem seguir um padrão de qualidade da marca.

No caso da franquia, o empreendedor recebe junto com o investimento todo o sistema de gestão a ser seguido. A unidade deve seguir o padrão da marca, que já oferece todo o suporte, o treinamento e know how para desenvolvimento do negócio. É como uma receita de sucesso, que deve ser seguida à risca pelo franqueador.

Nessa orientação, o franqueado vai aprender tudo sobre esse novo negócio: desde o plano arquitetônico de sua loja até o modelo de gestão de pessoas que deve aplicar com seus funcionários. Se houver dúvidas ou problema, ele pode recorrer à franqueadora e contar com o apoio dos consultores de campo.

 

Veja aqui: As Nove Vantagens do franchising

 

Características do licenciamento

 

No caso do licenciamento, o empreendedor compra apenas a licença para comercialização de produtos sob o nome da marca. A unidade coordena o rumo do negócio, subordinada à empresa matriz, que oferece muito pouco suporte. A gestão da unidade fica a cargo do empreendedor, é independente. garante mais autonomia, mas o risco da operação é maior.

Em geral o valor investido em uma franquia é mais alto do que em um licenciamento.

 

Veja este quadro comparativo elaborado pela UOL:

 

Principais diferenças entre franquias e licenciamento de lojas

 

LicenciamentoFranquias
Autonomia na administração do negócioCriatividade e autonomia limitadas
Isenção de taxa de adesão à marcaPagamento de taxa de franquia para aderir à marca
Empresário estipula quanto vai gastar com publicidade localPagamento de fundo de propaganda para divulgação da marca
Transferência apenas do direito de uso da marcaTransferência de know how, manuais de operação e negócio formatado
Contrato de menor duração e com menos obrigações entre as partesContrato de maior duração e com mais obrigações entre as partes

 

Independente do modelo escolhido, é preciso muita cautela ao escolher o negócio em que investir. Para o empreendedor, é preciso muito estudo para entender qual o seu perfil de gestão e qual setor combina mais com sua disponibilidade.

Para as redes, independente de franquia ou licenciamento, é preciso manter um padrão rigoroso de expansão. O empreendedor que levar a sua marca vai ajudar a construir a imagem do seu negócio – positiva ou negativamente.

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