Resumidamente, planejamento estratégico é uma análise profunda da marca e do negócio. É importante analisar todos os ângulos da empresa e como ela se posiciona em todos os seus setores. O planejamento é essencial para entender onde se quer chegar com a franquia e se os atos de hoje estão direcionando para essas metas. E é estratégico justamente por se tratar de um trabalho contínuo, que envolve toda a empresa.

 

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.

 

Desde o início da expansão da rede, é preciso ter em mente um crescimento sustentável. O crescimento em espiral: aquele em que a franquia expande primeiro no mercado em que já atua e depois nos outros é um modelo adequado para o início das operações.

 

De nada adianta um crescimento gigantesco no primeiro momento se a rede não tem estrutura para oferecer suporte de qualidade a todos os franqueados. A marca precisa saber aonde quer chegar para entender o caminho que deve trilhar.

 

Com um plano bem definido, a franquia consegue saber em que está investindo e para que fim. Diferente de outras organizações sem uma visão bem definida, que vão tomando diversas decisões visando apenas ao lucro imediato.

 

Fundamentos do planejamento estratégico para franquias:

 

1- Definição de missão e valores da empresa

A empresa precisa definir quais seus objetivos e princípios. A partir disso, o planejamento pode ser feito, considerando a razão primeira pela qual a empresa foi criada.

 

2-  Análise dos ambientes

De nada adianta fazer um planejamento completo sem análise do contexto, dos concorrentes, da cultura e da sociedade em que a empresa está inserida. É preciso analisar toda a conjuntura para fazer as escolhas certas.

 

O Sebrae sugere alguns aspectos para analisar em cada quesito.

Abaixo, seguem os fatores externos:

 

Mercado consumidor

  • Definição do público-alvo.
  • Distribuição geográfica dos clientes.
  • Fatores decisivos no momento da compra.
  • Tamanho do mercado.
  • Perspectivas de crescimento.

 

Mercado concorrente

  • Identificação de cada concorrente.
  • O porte.
  • Avaliação dos pontos fortes e fracos.
  • Comparação estratégica da empresa com a concorrência.

 

Mercado fornecedor

  • Matérias-primas e mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.
  • Identificação dos fornecedores.
  • Localização dos fornecedores.
  • Condições de negociação e pagamento.
  • Análise comparativa de fornecedores (qualidade, preço, prazo de entrega etc.).

 

3- Definição dos objetivos

Qual o objetivo do negócio a curto, médio e longo prazo? São essas definições que vão guiar os próximos passos.

 

4- Análise interna

A empresa precisa conhecer seu funcionamento interno, entender o papel de cada setor e analisar o perfil dos colaboradores.

Aproveite sua equipe para definir vantagens competitivas, aproveitar oportunidades e minimizar ameaças.

 

Veja alguns fatores internos a serem considerados:

 

Áreas da empresa

Produção

  • Definição da capacidade produtiva.
  • Avaliação do processo de produção.
  • Evoluções para melhorar o uso dos recursos.

Recursos Humanos

  • Seleção adequada de funcionários.
  • Capacitação dos funcionários.
  • Avaliação dos resultados no trabalho conforme metas estabelecidas.

Finanças

  • Composição de custos e formação de preços.
  • Controles financeiros.
  • Análise e planejamento financeiro.

Comercialização e marketing

  • Satisfação dos clientes.
  • Supervisão de vendas.
  • Sazonalidade das vendas.
  • Definição de política comercial.
  • Plano de marketing.

 

5- Definição da estratégia

Defina a estratégia ideal para alcançar os objetivos traçados com os recursos que a rede possui.

 

6- Desdobramentos da estratégia

É preciso muito controle estratégico do plano desenvolvido pela empresa.

O plano definido deve ser seguido, mas é preciso também considerar os percalços no caminho. É necessário manter o foco no objetivo final, mas ficar atento aos desvios que devem ser feitos no caminho.

 

7- Estabeleça padrões e controle a qualidade seguindo parâmetros bem definidos

Realize avaliações constantes e aplique planos de ação para aqueles pontos que não condizem com o que foi planejado.

 

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

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