Como selecionar bons Franqueados na Feira da ABF

  • 27 de maio de 2016

Como selecionar bons Franqueados na Feira da ABF

27 de maio de 2016   por Priscila Daniel

A arte de selecionar bons franqueados é essencial para garantir o sucesso e o bom desempenho da franquia. É preciso ser criterioso e não aceitar qualquer candidato que chegue ao estande para buscar mais informações.

A Feira da ABF é um momento único de oportunidades. São milhares de empreendedores e empresários buscando saber mais sobre o mercado de franquias. Em 2015, a organização realizou uma pesquisa com expositores, que mostrou a importância da participação na ABF Franchising Expo. Confira os dados:

 

Pesquisa_Expositores_2015

 

São esperados mais de 60 mil visitantes, que vão acompanhar as novidades de 400 expositores no evento que acontece de 15 a 18 de junho. Frente ao grande número de possibilidades de fechar negócios na feira, selecionamos algumas estratégias para que os franqueadores encontrem bons candidatos para a expansão da sua rede.

Estratégias para selecionar bons candidatos na Feira da ABF

  • Faça perguntas-chave

Abaixo, um checklist de perguntas básicas ao candidato:

  • Qual o momento profissional de pessoal do empreendedor?
  • Há quanto tempo está pensando em investir em uma franquia?
  • Qual a sua disponibilidade financeira para investir no negócio?
  • Qual o seu nível de conhecimento sobre o setor?
  • Já trabalhou com gestão de negócios e de pessoas?
  • Qual a sua formação e experiências prévias?
  • Quais são os seus projetos futuros – profissionais, pessoais e em relação à franquia?

 

Divulgação

  • Veja o interesse do candidato

Ter grande interesse pela sua rede já é meio caminho andado para um bom negócio. Veja se o candidato conhece a sua marca, se já pesquisou a respeito.

 

  • Pegue os contatos

Fique com os contatos para conhecer mais sobre o lead. Aplique um teste de perfil e inclua ele no seu funil de vendas.

Mesmo com aqueles candidatos que não pareceram ter potencial é interessante manter um contato posterior. Isso pode ajudar a nutrir um futuro franqueado com informações e até mesmo fazer pesquisas sobre a abordagem da empresa e sobre a percepção da marca.

 

  • Troque informações com outros franqueadores

Poucas coisas são tão importantes que não devam ser compartilhadas. Salvo informações estratégicas, é essencial dividir experiências com outros empresários do ramo. Converse com outras redes de franquia e tente entender quais estratégias eles usam para captar leads.

 

  • Ofereça o contato de franqueados da sua rede

Se o candidato ficou interessado na sua marca, ele provavelmente vai querer conversar com algum franqueado da rede. Ofereça o contato e incentive esse movimento. Você confia na sua marca e sabe que o suporte que oferece é de qualidade.

 

  • Ofereça material completo sobre a franquia

Prepare folhetos e materiais explicativos completos sobre a sua marca, com dados de crescimento e depoimentos de clientes e franqueados. Com um material completo em mãos, fica mais fácil de o candidato se aprofundar na sua rede.

 

  • Prepare conteúdo de qualidade

Além de material informativo sobre a sua rede, você vai engajar mais os candidatos se oferecer também conteúdo de qualidade, que seja interessante para seu público-alvo. Online ou fisicamente, faça com que as pessoas conheçam e compartilhem a sua produção.

 

  • Qualifique a sua rede

Tenha em mente que sua franquia só vai atrair bons franqueados se ela tiver qualidade. Tenha um bom planejamento estratégico, invista em suporte, tenha uma boa equipe de consultores de campo e invista na gestão do conhecimento da sua marca.

Softwares de gestão de franquias, como a Central do Franqueado, são muito valorizados pelos franqueados, pois facilitam a gestão da franquia, otimizam o acompanhamento das unidades e otimizam o tempo gasto em atividades.

Saiba mais: 10 motivos para escolher a Central do Franqueado

 

Em média, para cada candidato a franqueado aprovado, são avaliados 100. Dependendo do segmento e das características da rede, o perfil do franqueado muda: precisa ser mais técnico ou operacional, por exemplo.

Vale a pena investir em ferramentas e em métodos de análise do candidato. É preciso “namorar” bastante antes de aceitar o “casamento” e fechar o contrato. Caso a escolha não seja assertiva, as consequências podem ser grandes: além do dano financeiro para a rede, pode acontecer danos à imagem da marca.

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