Como internacionalizar sua franquia

  • 12 de maio de 2016

Como internacionalizar sua franquia

12 de maio de 2016   por Priscila Daniel

A internacionalização das franquias é um movimento cada vez mais comum no setor. Levar sua rede para outro país gera um aumento na escala de produção, proporciona aproveitamento de capacidade ociosa existente na empresa, aperfeiçoamento dos processos produtivos, industriais e comerciais, redução da dependência das vendas internas, entre outros benefícios.

Há alguns fatores importantes que pesam muito na hora de internacionalizar sua rede. Entre eles, o acúmulo de conhecimento dentro da empresa, expansão internacional de concorrentes, tamanho e nicho de mercado no país de destino etc.

Mas como internacionalizar uma rede? Não é um processo fácil. Por isso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o SEBRAE prapararam um guia completo sobre o tema. E nós separamos aqui os pontos principais que você precisa saber.

 

Veja aqui um material para entender se você deve ou não fazer a internacionalização da sua franquia.

 

Há algumas etapas da internacionalização, daquele momento em que o empreendedor nem cogita se aventurar em outros mercados, até o momento de implantar uma unidade em outro país:

 

As etapas da internacionalização

  • Não interessada: mesmo que eventualmente ocorram manifestações de interesse por parte de clientes estabelecidos no exterior, a empresa prefere vender exclusivamente no mercado interno;
  • Parcialmente interessada: a empresa atende aos pedidos recebidos de clientes no exterior, mas não estabelece um plano consistente de exportação;
  • Exportadora experimental: a empresa vende apenas aos países vizinhos, pois os considera praticamente uma extensão do mercado interno, em razão da similaridade dos hábitos e preferências dos consumidores, bem como das normas técnicas adotadas;
  • Exportadora ativa: a empresa modifica e adapta os seus produtos para atender aos mercados no exterior – a atividade exportadora passa a fazer parte da estratégia, dos planos e do orçamento da empresa.

 

Veja a primeira unidade de franquias brasileiras no exterior, com ano e país nesta Linha do tempo de alguns cases notáveis:

Internacionalizar

 

Identificadas as etapas, cabe trazer agora um passo a passo para que o empreendedor entenda como internacionalizar uma franquia:

 

Passo a passo para internacionalizar sua franquia

  • O primeiro passo é a decisão de Internacionalizar

O momento em que o franqueador decide que é o momento certo para explorar mercados internacionais

 

  • Decisão de abrir franquias brasileiras no exterior

Há diversos modelos que a rede pode utilizar para internacionalizar sua franquia. Um deles é abrindo franquias brasileiras no exterior.

 

  • Planejamento da expansão

Planejamento completo do plano de expansão da rede.

 

  • Definição de metas

O franqueador precisa ter em mente os objetivos que deseja alcançar com aquele movimento. A partir disso, serão direcionados os esforços da equipe.

 

  • Identificação de nichos

É preciso avaliar a estrutura da rede de franquias e identificar quais públicos-alvo a marca atinge e com quais se identifica.

 

  • Escolha de mercados-alvo

A ABF recomenda  iniciar a exploração de mercados internacionais de modo concentrado, inicialmente em no máximo 5 mercados.

 

  • Estudos de potencial de mercado

A partir da definição de nichos e mercados-alvo, o franqueador deve avaliar quais países possuem espaço e mercado para seu produto ou serviço.

 

  • Promover a franquia

A imagem da franquia precisa estar forte, tanto no Brasil, quanto no país de destino escolhido. Informações de marketing e promoções são recursos essenciais.

 

  • Adaptação do modelo de negócios ao novo mercado

É essencial identificar o modelo de negócios atual e avaliar maneiras de adaptar esse sistema para o novo país em que deseja atuar.

 

  • Estabelecer processo de exportação

Após um estudo detalhado sobre o país de origem, a rede precisa estabelecer com detalhes como vai funcionar os processos de exportação, atentando para a legislação local.

 

  • Desenvolver fornecedores locais

Entrar em contato com outros empresários, visitar pessoalmente a cidade escolhida e conversar com fornecedores locais é importante para garantir a mesma qualidade do produto oferecido no Brasil.

 

  • Ajustes à legislação local

Com a ajuda de consultores especializados, a empresa precisa adaptar seus processos à legislação do país de destino.

 

  • Tradução e adaptação da documentação

 

  • Contratar e capacitar equipe local

Processo de recrutamento e treinamento de equipe no local de destino é muito importante para planejar as operações. Para esse processo, é indicado enviar profissionais já capacitados da equipe, para reconhecer profissionais em potencial.

 

  • Abertura das unidades pilotos

 

  • Revisões e ações coletivas

 

É importante lembrar também que, ampliando os limites geográficos da franquia, é ainda mais importante garantir suporte de qualidade para toda a rede. É essencial investir em uma plataforma completa, que auxilie na gestão e na integração das unidades, permitindo ao franqueador controlar seu negócio de onde estiver.

 

Além disso, para ajudar no processo de internacionalização, é interessante contar com especialistas e com o apoio de entidades e associações especializadas.

Abaixo, você encontra algumas fontes importantes de informação:

ABF-Associação Brasileira de Franchising

WORLD FRANCHISE COUNCIL 

FIAF – Federação Iberoamericana de Franquias

APEX BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos 

 

Sites governamentais brasileiros

www.mdic.gov.br

www.mre.gov.br

www.mapa.gov.br

www.comexbrasil.gov.br  

www.vitrinedoexportador.gov.br

www.brasil.gov.br  

www.cni.org.br

 

Outras fontes de informação sobre franquias brasileiras:

SEBRAE 

FRANCHISING BRASIL 

GUIDE FRANCHISING BRAZIL 

 

Baixe agora: o Checklist para Padronização de Franquias

Mais qualidade para sua rede.

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