Importância do consultor de campo para a rede de franquias

  • 25 de abril de 2016

Importância do consultor de campo para a rede de franquias

25 de abril de 2016   por Priscila Daniel

   O consultor de campo é o elo de ligação entre o franqueador e o franqueado. É um profissional capacitado, com propriedade na área de atuação ou no setor de atuação da rede, que foi treinado e instruído pelo franqueador para dar apoio e auxílio aos franqueados.

   Ainda que a legislação vigente de franquias não exija que redes de franquia ofereçam consultoria de campo (a lei 8955\94 estipula apenas que o franqueador mencione se oferta ou não a consultoria, mas não obriga a ofertar o serviço), esse é com certeza um diferencial competitivo e uma ferramenta de gestão de redes muito importante.

   O consultor de campo, também é conhecido por outros nomes, como supervisor de lojas, supervisor de campo ou consultor de negócios, executa auditorias, confere as lojas e escuta os gestores para propor melhorias na unidade. Não é um “espião” do franqueador, que vai denunciar inconformidades, mas um profissional que está disponível para ajudar a loja a alcançar mais rapidamente seus objetivos.

   Além de executar a auditoria e acompanhar a solução de problemas detectados, o consultor de campo também fornece consultoria, para identificar e propor novas formas de atingir os resultados. O profissional reconhece os fatos e propõe insights, sugere ferramentas e estratégias.

   O consultor também treina os franqueados e seus funcionários. Com base no material elaborado pela franqueadora, auxilia na capacitação e reforça os conteúdos a serem seguidos pelos membros da unidade.

   Além dos papéis operacionais, o consultor é muito importante na inovação da unidade, percebendo seus potenciais e sugerindo novas abordagens. Tudo isso alinhado sempre com a estratégia da franqueadora.

 

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Consultor de Campo é o elo de comunicação entre o franqueador e suas unidades

   Por todos esses aspectos, o consultor deve iniciar seu trabalho antes mesmo da visita na unidade. Ele deve já estar preparado e por dentro das informações da loja, com um parâmetro comparativo entre as outras unidades e também do mercado.

   Por isso, é essencial que o consultor de campo tenha acesso a todos os dados e informações sobre as unidades que estão sob sua responsabilidade. Assim, quando for realizar o atendimento in loco, o consultor vai estar ciente de todo o histórico de desempenho e relacionamento da unidade com a franqueadora.

   Também é interessante se apropriar de plataformas que auxiliem o processo de suporte, gestão e comunicação da rede. O consultor de campo pode ser inserido na ferramenta de comunicação utilizada pela empresa e acompanhar todos os movimentos das unidades da franquia, garantindo uma visão macro da rede e facilitando a comunicação.

   Com todas as informações em mãos, o consultor pode se antecipar a problemas. Com base em todas as visitas programadas ou de rotina, o profissional de campo ajuda a rede na elaboração de um diagnóstico global da marca, com plano de ação e avaliações sobre possíveis oportunidades.