Como inovar sua rede de franquia

Uma rede franqueadora nasce a partir de um trabalho árduo de construção da marca e da imagem. O nome e o produto/serviço oferecido pela empresa precisa ser forte, marcante e organizado. É a partir do valor da sua marca que outras empresas vão querer expandir a rede e levar o nome da sua empresa para outros lugares.

Porém, é essencial a constante atualização da franqueadora para não perder o pique do negócio. Para vencer a concorrência e também a ameaça de negócios internacionais que chegam ao Brasil, é preciso estar sempre um passo à frente. É importante inovar, tanto no produto ou serviço oferecido, quanto no modelo de negócio da sua empresa.

7 Dicas para inovar na sua franquia + 1 bônus

  • Participe de feiras e eventos

Quando se assume o comando de uma rede de franquias, é preciso ter o compromisso de acompanhar o desenvolvimento do mercado de franchising. Para isso, participar de feiras e eventos é essencial. Além de ser uma ótima maneira de conquistar novos franqueados, é também uma forma de formar networking, se manter atualizado e dar mais visibilidade à marca.

Confira os principais eventos de franquia 2016:

Além de eventos de franchising, o empreendedor precisa participar também de feiras e eventos do seu próprio setor de atuação. Isso é importante para entender onde o setor vai mudar, o que está vindo de novo e como pode inovar sua rede.

  • Acompanhe os concorrentes

Esteja sempre de olho nas empresas que são concorrentes à sua marca. Acompanhe seu atendimento, seus processos, e reconheça seus pontos fortes e fracos.

Mas lembre-se: o foco da sua operação não é superar seus concorrentes em resultados, tente superar sempre os resultados anteriores de sua própria empresa.

  • Leia publicações nacionais e internacionais

Fique informado sobre o que acontece no Brasil e no Mundo, em franchising e em business.

Algumas publicações interessantes que você deve acompanhar sobre o mercado de franquias são:

Portal Sua Franquia 

Portal Encontre Sua Franquia 

Infomoney 

Exame 

Estadão 

INC (EUA) 

Entrepreneur (EUA) 

  • Invista em tecnologia

Rever antigos processos pode trazer grandes ganhos para a rede. Automatizar sistemas torna mais fácil algumas tarefas e facilita o contato entre o franqueador e o franqueado.

Plataformas de gestão e comunicação de franquias, por exemplo, podem facilitar processos da rede, otimizar relacionamento entre o franqueador e o franqueado, além de possibilitar o acompanhamento das unidades em tempo real.

  • Escute seus franqueados

Os franqueados lidam com o público final da rede. São eles que acompanham a receptividade da marca, o resultado empírico das campanhas de marketing e que sentem o que o consumidor final sente pela marca. A franqueadora precisa estar aberta para escutar dicas, sugestões e reclamações dos franqueados. É uma ótima maneira de inovar a rede.

  • Explore novos modelos de operação

Às vezes, um modelo que dava certo há alguns meses pode não funcionar mais tão bem agora. Com a economia turbulenta, é preciso oferecer diferentes opções para os empreendedores. Uma solução é investir em diferentes modelos de operação para o negócio. Ter, por exemplo, o modelo de franquia tradicional e oferecer também uma microfranquia, que exige um investimento menor, já é um grande diferencial.

  • Não seja reativo às mudanças

Invista em pesquisa e no desenvolvimento de novidades. Isso faz com que sua empresa se adiante às mudanças. A rede Boticário, por exemplo, que tem uma rede de mais de 900 franqueados e 3.770 pontos de venda no Brasil e em oito países, investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estimulo à inovação, em produtos, serviços e cultura.

  • Dica bônus

Como dica bônus, você pode ler nosso post anterior que contém 5 dicas essenciais para o franqueador se manter atualizado.