Ao franquear uma marca, é preciso estabelecer bem todos os processos da nova rede, testá-los, e disponibilizá-los para as unidades. Todo esse conhecimento fica armazenado nos manuais, que servem como “guias da franquia” para as novas unidades da marca.

O manuais são ferramentas de trabalho das franquias de sucesso, e devem estar presentes no cotidiano da operação. Para ser eficiente, o material precisa ser claro, didático e objetivo, com todas as informações que o franqueado vai precisar para tocar o negócio de maneira independente, mas sem ferir o padrão da marca. É importante seguir alguns passos, para que os manuais não fiquem escanteados pelos franqueados.

  • Os manuais devem estar permanentemente atualizados. É muito comum a necessidade de fazer alterações em alguns aspectos. Por isso, divida os manuais por módulos, para facilitar as mudanças.
  • Para facilitar o processo, é interessante apostar em manuais digitais e em uma plataforma para manter os arquivos acessíveis. Dessa maneira, os arquivos estarão sempre disponíveis para os franqueados e não ficam perdidos nas caixas de e-mail.
  • Quanto mais acessível e didático o manual estiver, mais fácil é manter o padrão da franquia. Não deixe de documentar nenhum processo. Isso é importante, já que o conteúdo se perde se não for registrado.
  • Os manuais informam sobre os limites de atuação e sobre as responsabilidades dos franqueados. Por isso, deixe claro até onde seu franqueado pode improvisar na gestão da sua unidade.

A partir de tudo isso, é importante se manter em constante comunicação com seus franqueados. São eles que estão no dia a dia da operação e vão poder sugerir melhorias nos processos da rede.

O manual é um documento da sua empresa. Essa documentação evita improvisação e garante que os franqueados vão ter acesso a técnicas que já foram testadas e comprovadas pela franqueadora. Com os manuais em mãos, os franqueados podem conferir informações sempre que tiverem dúvidas. E é importante revisar todos os manuais nos treinamentos, para que todos os conhecimentos fiquem claros e nenhum processo fique em aberto.

Como a Central do Franqueado pode ajudar sua franquia com a organização de manuais e demais documentos?

Na Central do Franqueado, nosso software para franquias possui um módulo específico para armazenamento de manuais e treinamentos. O módulo suporta diferentes formatos de arquivos.

Sempre que um novo franqueado entra para fazer parte da rede, o Franqueador tem o dever de iniciar a transferência de know-how, geralmente feita através da disponibilização de materiais arquivos e treinamentos.

No nosso Módulo Operacional, uma vez que o Franqueador organiza seus arquivos e manuais de operação, não será mais necessário fazer o repasse de arquivos. O sistema fica responsável por alertar os franqueados sempre que houver mudanças nos manuais ou inclusão de novos conteúdos.

Além disso, quando precisar enviar um material novo, o Franqueador pode fazer o envio em poucos cliques e também acompanhar quais dos franqueados recebeu e abriu o material.

Gostou?
Um de nossos consultores pode ligar para você!
Cadastre-se abaixo e receba um diagnóstico gratuito e saiba como podemos elevar o nível da sua franquia.