Checklist pode parecer muito simples, mas é extremamente poderoso. São o registro de listas com tarefas, que organizam itens a serem checados e processos a serem seguidos. Com checklists, você evita esquecimentos e falhas, e consegue acompanhar detalhadamente tudo que já está completo ou que ainda é preciso ser feito.

   Em uma rede de franquias, o checklist é o elemento básico para a realização de uma auditoria, processo que garante a padronização na qualidade do serviço prestado pelos seus franqueados. Com a conferência, você consegue saber se os funcionários estão seguindo o protocolo de atendimento, se a bebida está gelada ou se a limpeza está em dia.

   Atul Gawande, autor do livro que é sucesso nos EUA The Checklist Manifesto: How to get things right ( “O manifesto do checklist: Como fazer a coisa certa”, numa tradução livre), defende que fazer auditorias simples é o segredo para evitar que um grande engano se torne um desastre. Um desastre que pode colocar em jogo a reputação da sua rede de franquias.

   Ainda segundo Gawande, a prática de checklists pode trazer muitas vantagens, como:

  • Eficiência: Os funcionários e as equipes se tornam mais rápidos e certeiros nas tarefas depois que se acostumam com o checklist.
  • Exatidão: O checklist torna nossos processos mais exatos, evitando desperdício de tempo e investimento em tarefas que não são essenciais.
  • Foco: Quando um checklist é adotado, o profissional tira preocupações da sua cabeça, e consegue se concentrar mais no que é estritamente necessário.

   Esse processo será ainda mais eficaz com a capacitação dos consultores de campo que vão acompanhar suas lojas. Esses profissionais devem ser treinados para antecipar problemas, e para ficar atentos a tudo que for relevante na auditoria. Para isso, é essencial também contar com relatórios completos, com fotos e comentários do auditor. Neste link, o Sebrae detalha aspectos importantes do trabalho do consultor de campo.

   Para facilitar o processo de checklists e auditorias, a Central do Franqueado é um software para franquias de solução integrada. Com ela é possível criar formulários personalizados, com perguntas de múltipla escolha e de conforme/não conforme. Para determinar prioridades, você pode estipular valores diferentes para cada questão, garantindo que os aspectos mais importantes sejam determinantes na avaliação da franquia.

   Com a Central do Franqueado o consultor pode executar a auditoria com computador ou tablet. O profissional pode incluir fotos e comentários em todas as perguntas. Todos os dados ficam armazenados em um relatório completo, disponível automaticamente para impressão. Com as informações contidas no relatório, o fraqueador consegue comparar as diferentes franquias e também acompanhar a evolução de uma mesma loja.

   Outra opção interessante disponibilizada pela Central do Franqueado é a possibilidade de execução de um plano de ação, que é disponibilizado automaticamente a partir das perguntas que não obtiverem respostas satisfatórias na auditoria. O plano de ação da Central do Fraqueado segue a metodologia 5W2H, um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto o que facilita a solução do erro encontrado.

   Além de produzir checkslists completos e realizar auditorias frequentemente, para garantir que toda sua rede respeite o padrão da sua marca, certifique-se de incluir todas as informações importantes nos manuais e treinamento; não deixe de lado a atualização constante e aposte em um sistema de comunicação eficaz com seus franqueados. Tenha processos bem definidos, que eliminem brechas para improvisos ou interpretações erradas.

Tudo o que você precisa para sua rede de franquias!

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