Não é fácil dar conta de controlar uma franquia, acompanhar os feedbacks dos clientes, ficar atento às tendências e ainda aderir a novidades. Se é difícil para o franqueado, imagina para o franqueador da rede, que ainda acumula tarefas de gestão e planejamento de todo o negócio.

   Com tantas informações aparecendo todos os dias, fica difícil para o franqueador dar conta de se manter atualizado, gerenciar a sua rede e ainda repassar as novas tendências para o plano estratégico da franqueadora com o objetivo de criar franquias de sucesso. Como empreendedor, ele precisa se estar atento sobre pontos que podem trazer mais produtividade e garantir crescimento consistente para a marca.

   Para ajudar os franqueadores a saber onde recorrer na hora de conhecer mais sobre a mudanças nas tendências, oscilações do mercado e acompanhar o que acontece com suas franquias, elaboramos algumas dicas para não perder nada!

 

  1. Fique atento a cursos

   Organizações como o Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising estão constantemente oferecendo cursos, seminários e palestras que buscam atualizar os empreendedores. Fique atento às unidades regionais, que respeitam o calendário e a sazonalidade locais, abrangendo temais interessantes para a comunidade.

   Além dessas organizações oficiais, na internet, há plataformas muito ricas para aprender técnicas de business. Entre elas está o Coursera, uma plataforma online de cursos à distância que reúne, em diversos idiomas, materiais de faculdades renomadas, como Harvard e USP. Outra iniciativa é o Life Global, da HP, voltado para empreendedores, que reúne cursos como “vendas on-line” e “apresentações eficientes”.

 

  1.  Participe de feiras e eventos

   Quem não é visto não é lembrado. Uma grande marca precisa ter um relacionamento sólido com seus companheiros de mercado, estar atento aos concorrentes e às novas tendências do franchising.

   Feiras e eventos são o espaço ideal para consolidar o networking, fazer parcerias e ainda conquistar clientes. Neste link você confere a agenda atualizada de feiras e eventos de 2016.

 

  1. Invista em técnicas de gestão e liderança

   Liderar uma rede significa estar preparado para lidar com os problemas cotidianos da empresa e oferecer confiança e respaldo para toda a equipe, sem perder sua autonomia. A postura de um líder é capaz de levar a equipe a conquistar grandes resultados. Para isso, busque novas técnicas que auxiliem no controle da sua rede.

   No Brasil, uma ótima opção é o Empretec. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), conduzida no Brasil pelo SEBRAE. Ela é voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. No Brasil, o Empretec já capacitou cerca de 125 mil pessoas. No ano de 2014, 75% dos alunos do curso entrevistados confirmaram que seu lucro mensal aumentou após participarem do seminário. O curso funciona durante seis dias de imersão, com 60h de duração. São atividades práticas, fundamentadas cientificamente.

  1. Pesquise sobre questões jurídicas

   Cabe também ao franqueador ficar atento às minúcias do contrato, saber quando os franqueados não estão cumprindo com o que se comprometeram e quais são suas responsabilidades perante toda a rede. Além de contar com uma boa assessoria jurídica, é preciso ter conhecimento de algumas questões jurídicas básicas para saber tomar as decisões corretas e não errar no caminho.

   O Sebrae dispõe de um material completo sobre aspectos legais dos sistemas de franquias, com tópicos sobre licença de uso da marca e Circular de Ofertas de Franquia (COF).

   Busque cursos e capacitações, online e presenciais, que auxiliem na gestão total da rede, independente de serem diretamente relacionadas à área do franchising.

  1. Aprenda com cases de sucesso

   Para alcançar o sucesso não há fórmula mágica, mas é possível aprender com quem chegou lá. Para fazer isso, vale conversar com companheiros de mercado, acompanhar entrevistas, investir no networking e buscar conteúdo qualificado.

   Uma plataforma interessante nesse meio é o Meusucesso.com, que reúne histórias de grandes empreendedores como Carlos Wizard e Robinson Shiba, que fizeram história no mundo dos negócios, além de dicas sobre negócios e empreendedorismo. A plataforma é paga, mas é possível acessar conteúdo gratuito.

   Outra sugestão é acompanhar publicações voltadas para empreendedores do franchising, como o Portal Sua Franquia e a Revista Franquias e Negócios.

  1. Aposte em novas soluções de tecnologia 

   É difícil conseguir dar conta de todas as tarefas com eficácia. Por isso, há ferramentas de automação que auxiliam na produtividade, organização e agilidade do dia a dia de gestão da rede. Escolhendo as opções certas, você consegue automatizar tarefas operacionais e ganhar tempo para tomar as decisões que realmente importam.

   Para controlar etapas de funil de vendas, uma boa opção é apostar em um CRM eficiente. Ele pode auxiliar no controle de tarefas, na organização de informações de clientes e no processo comercial. Isso acelera e torna mais eficiente a expansão da rede de franquias.

   Se você precisa de uma solução mais robusta e completa, para gerir todas as etapas do seu negócio, a Central do Franqueado é um software para franquias que pode resolver os problemas da sua rede. A plataforma permite integração completa da rede, dos franqueados e de fornecedores homologados. Por meio de quatro módulos completos, e mais de 20 ferramentes, é possível resolver os problemas de gestão, suporte e comunicação da sua rede.

   Com a Central do Franqueado você pode facilitar o processo de compras dos produtos homologados da sua franquia, controlar o padrão de qualidade da sua rede, por meio de auditorias personalizadas; organizar todos os documentos e materiais da franqueadora; e automatizar a comunicação com toda a sua rede. Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.

   Para manter uma rede de sucesso e conquistar cada vez mais resultados é preciso estar constantemente em atualização, acompanhando as atualizações do mercado e de todos os outros aspectos que envolvem o gerenciamento do negócio. Estar conectado com as tendência, sem deixar de dar suporte aos franqueados e focar no crescimento é o grande segredo para ganhar credibilidade, aumentar a lucratividade e garantir a longevidade do negócio.