Fazer uma rede de franquias ter sucesso só tem um segredo: trabalhar muito e aprender sempre. Ainda não temos a fórmula secreta para fazer sua rede expandir rapidamente e com lucratividade, mas temos algumas dicas que vão lhe ajudar a evoluir nesse processo. Essas dicas foram pensadas para ajudar na melhor execução do seu plano de expansão. Tenha sempre em vista o objetivo que deseja alcançar e não perca o foco.

Confira:

 

1- Controle seus custos

Muitas vezes a maior preocupação de um empreendedor é controlar suas receitas e se empenhar para que ela cresça mês a mês. Porém, muitas vezes se deixa de lado o controle de custos e despesas. Tenha sempre controladas as suas despesas e corte os excessos.

2 – Tenha os instrumentos jurídicos certos

Toda relação entre franqueador e franqueado é regulada por instrumentos jurídicos. Antes de expandir, você deve se certificar de que todos os processos e contratos estejam corretos. São três os principais para as franquias: a circular de oferta de franquia (COF), o pré-contrato e o contrato. Nesses documentos, você deve ter tudo regulamentado. Para não deixar escapar nada, contrate um advogado experiente na área e fique atento às leis e práticas do mercado.

3- Esteja sempre atualizado e passe as informações para seus franqueados

Seus franqueados esperam que você, como franqueador, esteja atento às tendências de mercado, tenha networking e saiba exatamente o melhor caminho para levar sua rede. E provavelmente você faz tudo isso. Mas será que está passando essa confiança para sua rede?

Assine as principais revistas do ano, acompanhe portais de notícia, participe de feiras, eventos e comunidades virtuais. Mas acima de tudo, compartilhe seu conhecimento com a rede. Quanto mais confiança seus franqueados tiverem em sua marca, mais confiantes eles vão estar para tocar o negócio adiante.

4 – Ouça todos seus franqueados

Quem melhor para falar sobre consumidores, gestão de funcionários, cotidiano da franquia, do que seus próprios franqueados? Ofereça canais de comunicação para que sua rede se comunique com você. Invista em uma plataforma de comunicação, capacite seus consultores de campo para estarem abertos a sugestões, faça eventos periódicos e preste atenção em tudo que lhe disserem. Além de conseguir dicas preciosas para o rumo dos seus negócios, você vai conquistar a confiança dos seus colaboradores.

5 – Mantenha treinamento constante

Você precisa que sua rede mantenha o padrão de qualidade e que consiga passar aos clientes a qualidade que sua marca representa. Para isso, não basta apenas fazer um treinamento inicial. É preciso entregar ao franqueado material atualizado, contínuo, para que ele possa se reciclar sempre que for necessário. Para isso, aposte em uma ferramenta de treinamentos online, que os arquivos disponíveis na hora que o franqueado precisar.

6 – Incentive seus franqueados a fazerem campanhas locais de divulgação

A maior parte das ações e campanhas de marketing são formuladas pelo franqueador, em escala macro. Afinal, é difícil para uma rede grande montar diversas campanhas diferentes, que atendam as demandas de algumas regiões específicas. Por isso, incentive seus franqueados a explorarem a influência que têm nas suas regiões de atuação. Divulgar a unidade localmente vai potencializar o seu resultado. É preciso que a unidade seja vista e lembrada, mantendo relacionamento com a comunidade. Isso vai fazer com que a campanha da sua marca conquiste mais valor para aqueles consumidores.

7 – Acompanhe o bem-estar das suas franquias

De nada adianta ter várias unidades da sua marca se os negócios estão indo mal. Faça relatórios periódicos para acompanhar como estão as vendas, as receitas e o padrão de qualidade das suas lojas. Realize auditorias e tenha sempre em mãos um plano de ação para corrigir o que não está correto. A partir desse plano de ação você vai conseguir emitir um novo treinamento e corrigir as falhas.

8 – Automatize os processos. Não perca tempo com coisas que não precisam ser feitas por você.

Ficar enviando os manuais, arquivos e treinamentos, um a um, para cada franqueado, exige tempo e esforço. Para evitar desperdício de tempo, invista na automatização dos processos da sua rede. Otimize seu tempo e gaste sua energia com tarefas que sejam realmente necessárias.

 

Tem alguma sugestão? Conte nos comentários!

 

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