A literatura é sempre uma boa aliada para adquirir novos conhecimentos, aprender com especialistas e ter novos insights. Existe uma enorme quantidade de livros sobre franquias e, para ajudar na escolha, separamos quatro publicações que trazem conteúdos essenciais para o empreendedor que está tocando ou quer apostar no setor de franchising.

#1 Gestão Estratégica do Franchising – Como Conquistar Redes de Franquias de Sucesso

O livro nasceu por iniciativa da Praxis Education, que tem seu DNA na gestão estratégica. Os autores são os sócios da empresa, Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, que transformaram em livro os conhecimentos reunidos em anos de prática profissional. A gestão estratégica, tema principal da obra, tem como objetivo manter a rede alinhada, e fazer o franqueador pensar macro e a longo prazo, e o franqueado pensar micro e a curto prazo, com foco no sucesso da sua unidade. O livro, dividido em 14 capítulos, inclui noções básicas de franchising, análise de franqueabilidade, conteúdo sobre gestão de redes de franquia e relacionamento com as franquias.

Você pode acessar o capítulo neste link.

R$40,00

#2 O Fator E

O Fator E foi escrito pelo psicólogo australiano Greg Nathan, referência mundial na relação entre franqueado e franqueado. Nathan viveu na pele a experiência de ser franqueador e franquia, como padeiro e dono de uma rede de padarias. Aliando sua formação acadêmica à experiência prática, ele criou uma teoria: O Fator E. Consiste em seis estágios descritos ao longo do livro: Glee (Satisfação), Fee (Taxas), Me (Eu), Free (Autonomia), See (Entendimento)  e We (Nós).

De acordo com o autor, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha entre franqueador e franqueado, para eliminar pontos de tensão.

R$75,00

#3  Franquias Brasileiras : Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização

Este livro é ótimo para quem quer aprender e se inspirar com histórias de grandes marcas brasileiras de s
ucesso. A obra narra cases de redes como O Boticário, Chilli Beans e Contém 1g.  A partir dessas histórias, são discutidos temas como estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. Franquias Brasileiras é uma coletânea elaborada por vários especialistas em franchising.  

R$40,00

#4 Marketing Para Franquias – As Melhores Práticas Para Franqueadores e Franqueados

Marketing é uma área essencial para uma rede de franquia. Investir em marketing é fortalecer a marca e engajar clientes. Este livro apresenta dicas  importantes – para franqueados e franqueadores – que querem conhecer a fundo técnicas para impulsionar uma rede de franquias. A obra traz a experiência de autores com experiência no tema, que abordam importantes tópicos para o estudo dos casos de franquias, como: fundo de marketing, marketing de inauguração, comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e o papel da Internet com as redes sociais.

R$30,00